quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Melancia: a Rainha das Frutas de Verão


Eu gosto de melancia e entre as várias versões que eu costumo aprecia-la está as fatias em temperatura ambiente com pitadas de sal!! Nem sei de onde veio este hábito, mas deixo aqui algumas dicas: Experimente comer a melancia com sal, ou com queijo tipo Cottage, ou ainda na salada verde...

Li no Blog Comi por Aí que no Japão (e os brasileiros descendentes de japoneses) comem melancia com pitadas de sal; e que isso é tão arraigado na cultura japonesa, que no rótulo do Aji-Sal japonês, há o desenho de melancia indicando o uso na fruta.

A melancia é leve, antioxidante e diurética, e fornece água e minerais essenciais para o correto funcionamento do seu organismo. Juntamente com o melão, é a rainha das frutas de verão. Para além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro).

O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, pelo que aconselha-se os homens a beber sucos de melancia com as sementes trituradas).

É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta ação, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes, que são oleosas e nutritivas. Se, para além disso, lhe juntar umas cerejas sem caroço, vai obter um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress.

Opte pelas que têm marcas amarelas na casca para garantir que escolhe uma madura. Se as manchas forem brancas ou esverdeadas significa que foi colhida antes do tempo e, portanto, não terá sabor. Quando for comprar, segurecom uma mão e dê umas palmadas com a palma da outra. Se o som lhe parecer oco é porque está no ponto certo.

Finalmente, verifique se a superfície não tem cicatrizes, áreas sujas ou amachucadas nem outros defeitos. Se a comprar aos pedaços, certifique-se de que a polpa é firme e suculenta.

A melancia é um fruto de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias. Seu período de safra ocorre entre os meses de novembro a junho. Os estados brasileiros que mais produzem este fruto são: São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.

O único item desfavorável da melancia talvez seja o tamanho. Em média, uma melancia pesa de 5 a 10 quilos e tem um formato arredondado nada favorável para ser transportada. Tanto que os produtos estão até mesmo cultivando melancias quadradas para facilitar a exportação. Antes de crescerem totalmente são envolvidas em caixas plásticas que limitam o formato. Outras novidades são as melancias em tamanho baby (em média 1 quilo)  e também as sem sementes.

A melancia é uma fruta extremamente saborosa, um ótimo substituto de um doce ou sobremesa, por ser refrescante, doce, e pouco calórica. Rico em Vitamina A (betacaroteno) , B, C, Fosfero, Ferro, Citrulina, Arginina.

Previne sinais de envelhecimento. Ajuda a manter o cabelo, a pele, e as unhas saudáveis. É anti -cancerígeno. Ajuda a eliminar o ácido úrico. Auxilia no tratamento de reumatismo, tensão alta, acidez estomacal, problemas de garganta e boca.

A Universidade do Texas, confere à melancia semelhanças com as propriedades do viagra. Ao conter citrulina, uma substancia presente na parte branca da melancia, que tem a capacidade de produzir um relaxamento dos vasos capilares.

Por ser uma fruta rica em água e açúcares naturais, ela colabora para tornar os fluidos do corpo mais adocicados e perfumados. Essa lista inclui a saliva, o sêmen e a secreção vaginal. E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia.

Arginina, ajuda no ciclo da ureia, ajudando a eliminar o amoníaco e outros composto tóxicos do corpo. Possui apenas 32 calorias/100gr. Diuretico. 90% de água.

A melancia é levemente laxante, porém muito diurética. Por isso é indicada no reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais.

Com o uso da melancia em abundância, curam-se ou combatem-se as enfermidades da pele.

Recomenda-se a melancia aos que sofrem de dores e gases intestinais, bem como aos que padecem de afecções das vias respiratórias, como bronquites crônicas, catarros pulmonares, etc.

Exteriormente, usa-se a melancia no tratamento da erisipela. Aplica-se triturada, polpa e casca, em cataplasmas, ou o suco em pinceladas.

Para combater as febres, toma-se o suco de melancia e aplicam-se fatias de melancia diretamente sobre o abdome.

As sementes oleaginosas de melancia, trituradas, são úteis para o preparo de uma emulsão emoliente, que tem grande utilidade nas inflamações das vias urinárias.

As orchatas (refrescos) preparadas com as sementes trituradas acalmam as dores produzidas por ferimentos. Os efeitos são notáveis.

Em virtude do seu conteúdo em cucurbocitrina, as sementes têm o poder de dilatar os vasos capilares, reduzindo a pressão arterial.

A melancia é dotada de extraordinário poder diurético e refrescante. Num dia de calor, nada tão bom como sentar-se à sombra de uma árvore e comer uma melancia bem madura.

É uma fruta que deve ser comida bem fresca e madura, do contrário pode produzir cólicas e disenterias perigosas.

Devemos “usar mas não abusar”. Os que abusam desta cucurbitácea, principalmente quando se trata de criança, muitas vezes são vítimas de diarréia.

A melancia é uma fruta que dificilmente combina com outros alimentos sólidos ou líquidos. Devemos, pois, comê-la isoladamente, evitando misturas. Os que a consideram “fruta pesada” geralmente têm o hábito de usá-la em horário impróprio e em misturas inconvenientes. Na verdade, não se trata de “fruta indigesta”.

Contra-indicações:

Pessoas com o alto índice glicêmico, devem ter cuidado como tomam esta fruta, deve ser sempre acompanhada com uma fonte de proteína ou gordura vegetal. E não comer a melancia em jejum. Deve ser evitado por pessoas que padeçam alergia (muito raro) à citrulina (relacionado a defeciência da enzima arginosucinado), e artrite reumatoide.

Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente. Por isso, vale o sacrifício de deixá-la um tempinho fora da geladeira.

Você quer mais informações sobre os benefícios da melancia?! Leia aqui

Dicas do Blog Comi Por Aí

Pra quem tem dificuldade de cortar a melancia existe um fatiador de melancia para facilitar tamanha operação!


Outra opção para degustar a melancia, só que em forma de sucos – é essa torneira… colocada diretamente na fruta.



FONTE

DICAS PARA MULHERES

AGRICABAZ

2 comentários:

  1. Sempre que faço ingestão de melancia sinto dores de cabeça muito fortes. Começo a arrotar com sabor da melancia e isso ocorre mesmo que em não engula, seu eu puder um pedaço na língua e não engolir, ainda assim sinto dor de cabeça e mal estar. Um incômodo no estômago e fadiga. Alguém já sentiu isso?

    ResponderExcluir
  2. Sempre que faço ingestão de melancia sinto dores de cabeça muito fortes. Começo a arrotar com sabor da melancia e isso ocorre mesmo que em não engula, seu eu puder um pedaço na língua e não engolir, ainda assim sinto dor de cabeça e mal estar. Um incômodo no estômago e fadiga. Alguém já sentiu isso?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.